Instituto Candeeiro
Cultura, Educação e Direitos Humanos
O Candeeiro ilumina os caminhos, é um saber ancestral. É calor repartido em roda, é dança de lampejos que se tornam uma única luz. Encontros são labaredas. Quando a comunidade se apropria de si e exerce sua potência, expandindo seus saberes, é um candeeiro que acende.
Sejamos Candeeiro!
Quem Somos
Criado em 2019, o Instituto Candeeiro é uma organização social sem fins lucrativos que nasce a partir da necessidade de concretizar práticas e iniciativas capazes de fortalecer a autonomia, o desenvolvimento sustentável e o protagonismo de diferentes povos e sujeitos, atuando nas próprias comunidades a partir de suas potências simbólicas e materiais.
Antes mesmo de ser formalizado como instituto, o Candeeiro foi concebido a partir de ações que vinham sendo realizadas por seus membros fundadores. Educadores populares, lideranças comunitárias, professores universitários, pesquisadores e profissionais com experiência na gestão pública no campo e na cidade decidiram aliar seus saberes e combinar suas trajetórias na construção de uma organização coletiva, apta a fortalecer o trabalho precedente e ampliar sua atuação junto às comunidades.
Nossos projetos, desenvolvidos em parceria com coletivos e instituições, buscam incentivar experiências colaborativas e cooperativas, com base na horizontalidade e na autogestão, a partir de princípios, fazeres e saberes da educação e da cultura populares. Acreditamos, portanto, no desenvolvimento de processos emancipatórios que permitam superar a cotidiana naturalização das contradições sociais e das frequentes violações de direitos fundamentais em sociedades tão desiguais como a brasileira.
[topo]
Missão
- Semear transformações emancipatórias, articular conhecimentos contemporâneos e ancestrais, em compromisso com o território.
- Buscar a horizontalidade e fortalecimento da autonomia nas relações. Protagonismo, consciência do papel na sociedade, de si e para o coletivo.
[topo]
Valores
- Transparência e respeito aos processos coletivos e institucionais.
- Compromisso com os direitos humanos.
- Alteridade nas relações.
[topo]
Visão
Ser referência no desenvolvimento de processos educativos e culturais emancipatórios, comprometidos com os direitos humanos e com a irradiação de metodologias participativas, visando o bem comum.
[topo]
Equipe
Diretoria
- Carla Carusi Dozzi (Diretora-executiva)
- Glauce Keli Oliveira da Cruz Gouveia (Diretora de projetos)
- Lucas de Mendonça Furtunato (Diretor de comunicação)
- Renato Schattan (Diretor financeiro)
Conselho Fiscal
- Luis Antônio Daré Alves
- André Tosta Mendes
- João Vitor Silva Daniel
Conselho Consultivo
- Adriana Sacramento
- Aline Silva
- Kelly Alves
- Leonardo Gonçalves de Menezes
- Luíza Cavalcante
- Maria do Socorro França de Siqueira
- Maria Lívia Gouveia
- Vanessa Louise Batista
[topo]